Make your own free website on Tripod.com

Balneário da Lagoa

 

Home

Fotos

Mapa

Pescaria

Contato

 

Dicas de Pesca

bullet

Como pescar traíras

bullet

Linhas

bullet

Bóias

Como pescar traíras

Este peixe ocupa quase todas as águas interiores do Brasil, basta ser um pequeno lago, um corixo, um córrego, um grande rio. Em certos rios como o Teles Pires e Ribeira de Iguape, encontraremos o trairão, que chega a pesar mais de 20kg.

A pesca deste peixe é muito fácil e é um prato cheio para os principiantes. O material é simples, uma vara de bambú de 3m, linha 0,50mm do mesmo tamanho da vara, chumbadinha, castoamento pequeno e anzol médio, ou então uma linhada de mais ou menos 20m. A isca é um filezinho de peixe ou lambari ou carazinho vivo.

A traíra gosta de viver junto das galhadas debaixo de aguapés, escondidas. Ela vive quase sempre parada, mas quando é atiçada fica uma fera e briga demais.

A pesca de traíra com vara de bambu geralmente deve ser feita nos bicos de lagoa ou rios bem estreitos com muita tranqueira. Escolha um ponto e vá batendo a isca, isto é, tire a isca da água e coloque por várias vezes, assim você estará atiçando a bicha. Quando ela atacar você verá a violência e fisgue.

Clique aqui e saiba mais sobre a traíra

Linhas

Sem dúvida alguma esse equipamento é um dos que nós temos que tomar mais cuidado na hora de comprar e também na hora de usar. Pois um nózinho que nós deixamos de dar ou uma linha mais fina que compramos, pronto perdemos aquele peixe que ia nos dar água na boca.

Bom, existe vários tipos de linha e marcas que devemos comprar para pescarmos cada espécie de peixe. Como por exemplo a tilápia, o mais adequado é pescar com linha 0,25 ou 0,20. Pois ela é muito manhosa e uma linha mais grossa pode fazer com que ela não não morda a isca. Por incrível que pareça isso aconteceu com o companheiro Siqueira, um pescador que quando as tilápias encostam ele só quer saber de pescar elas.

As tilápias é a única ecessão, quanto a grossura da linha. É claro que nós não vamos pescar com linha de pedreiro, mas os outros peixes são mais fáceis de fisgar com uma linha um pouco mais grossa.

Uma linha que não seja muito grossa (senão espanta os peixes) e que não seja muito fina (senão rompe fácil) é a linha 0,35. Esta dá para fisgar peixes de até 15 quilos, é claro que o pescador tem que saber trabalhar conforme o tamanho do peixe. Se for um peixe maior solte um pouco mais a flissão de sua molinete senão não há linha que resista.

Bóias

As bóias servem nada mais nada menos para ajudar o pescador a saber quando o peixe está mordendo a isca. É um equipamento que não pode faltar na caixinha de tralhas de um pescador, por mais que ele nçao saiba pescar ele sempre tem uma bóia.

As bóias de pescar na vara de mão são muito úteis. Mas em alguns casos, como por exemplo o curimbatá, é muito difícil fisgar um peixe dessa espécie pescando com bóia na vara de mão. Eu não estou dizendo que é impossível, mas que é difícil é. Tanto é eu própio já vi o companheiro Siqueira fisgando um peixe desse, pescando com bóia.

Uma boa opção para quem gosta de pescar à noite são aquelas bóis que ficam acesas no escuro. Mas cuidado na hora de comprar, pois existe alguma que com o passar do tempo na água ela encharca e entra água dentro fazendo com que ela afunde e dando-nos a impressão de que um peixe puxou. Então tome cuidado.

Tudo bem que a bóia nos ajuda a ver quando o peixe está mordendo a isca, mas é muito mais emocionante pescarmos sem bóia, pois é mais difícil.